Meu Skoob Pessoal

No final de 2024 decidi voltar a ler livros. Eu estava parado há muito tempo por causa de outros projetos pessoais como edição de vídeos e podcasts, mas talvez agora eu esteja de volta na minha fase de leitor assíduo. Pretendo compartilhar aqui algumas informações sobre o que estou lendo e que seja fácil de consultar depois. O Skoob, como alguns de vocês devem saber, é uma rede social para leitores que já existe desde 2009, mas que nos últimos anos foi comprada pela Americanas e, logo depois, vendida para uma tal de Skeelo. Esse compra-compra de empresas muitas vezes acaba refletindo no fechamento definitivo de sites e serviços, então quero migrar tudo para cá no Neocities pois me parece ser um ambiente mais seguro. Claro que eu vou fazer um backup eventual para meu computador, mas isso será bem menos trabalhoso do que o backup que eu fiz das minhas anotações do Skoob recentemente para meu Google Drive (e que, eventualmente, também pretendo trazer para cá).

Sejam bem vindos! Ou clique aqui para voltar para a Home.

Capa Título Período de Leitura Trechos interessantes
Capa do livro Num Piscar de Olhos Num Piscar de Olhos - Walter Murch Dezembro/2024 - (ainda lendo) "E por falar em mesas, é preciso dizer que trabalho de pé: a minha KEM foi erguida a uns 40cm do chão para ficar na altura certa pra mim. [...] Editar é como fazer uma cirurgia: você já viu algum cirurgião fazer uma operação sentado? Editar também é como cozinhar, e ninguém se senta no fogão para cozinhar. Mas editar é principalmente uma espécie de dança - o filme pronto é como uma dança cristalizada - e onde já se viu um dançarino se sentar para dançar?" (p. 50)

"Eu sempre reviso o material duas vezes. A primeira logo no dia seguinte em que foi filmado, anotando minhas impressões e qualquer outro eventual comentário do diretor. E, quando estou prestes a cortar determinada cena, pego todo o material relevante e dou uma segunda olhada fazendo anotações mais detalhadas do que da primeira vez." (p. 51 ou alguma logo em seguida)
Capa do livro O Cinema na Era da Internet O Cinema na Era da Internet - Wagner Rodrigues Miranda Dezembro/2024 - (ainda lendo) "Também devemos considerar que alguns formatos de arquivo/codec podem cair em desuso. Resumindo, você pode ter um filme salvo, bem seguro em seu HD, mas não tem como assistir a ele, pois não tem mais um player de vídeo capaz de reproduzi-lo. Confiar nas "nuvens" ou repositórios digitais também pode ser arriscado, uma vez que a preservação fica a cargo de plataformas digitais que podem sair do ar por situações além do nosso controle. Ou seja, não muito diferente de acervos analógicos, os colecionadores ainda devem checar seus acervos digitais de tempos em tempos para garantir que seus arquivos não foram corrompidos e ainda podem ser reproduzidos." (p. 43)